Iniciativas independentes levam cinema gratuito para as periferias de Belo Horizonte
4 de janeiro de 2021Mostra Cine Periférico – Evento Adiado
23 de março de 2021Por meio da extensão do projeto “Noite de Cinema”, voluntários se unem e promovem sessão com entrada livre e pipoca e refrescos gratuitos em Ribeirão das Neves
No sábado (10), das 19h às 21h, moradores de Venda Nova BH e nevenses provaram, unidos, que o cinema em formato drive-in pode ser feito longe da Região Centro-Sul da capital e gratuitamente. Por meio do projeto “Noite de Cinema“, existente há oito anos com a iniciativa popular do produtor e gestor cultural Oderval Júnior, 11 voluntários realizaram uma sessão para cerca de 80 pessoas no Bairro Atalaia (novo Jardim Primavera), no Distrito de Justinópolis, em Ribeirão das Neves.
A sessão aconteceu no Campo de Futebol Estrela, situado na Rua Seis, 32, e os espectadores estavam distribuídos entre os carros, as cadeiras separadas e as varandas das casas vizinhas. Eles puderam assistir ao curta-metragem infantil “Disque Quilombola” e ao longa “O Trapalhão e a Luz Azul”, ambos de censura livre. Além disso, todos que assistiam receberam pipocas e refrescos gratuitos, enquanto as crianças ainda ganharam brindes pelo Dia das Crianças (12 de outubro).
Agora, o projeto “Noite de Cinema” tenta organizar uma nova sessão no Mirante de Venda Nova, situado na Avenida Oceano Atlântico, 696, Bairro Jardim dos Comerciários, em Venda Nova. Conforme Oderval e estudo prévio feito pela equipe da iniciativa, o lugar pode comportar até 70 veículos.
Segundo o produtor e gestor cultural, nada disso seria possível sem as boas intenções dos parceiros voluntários. Apesar de o evento ser uma proposta gratuita para a comunidade, necessitaria entre R$ 3 mil e R$ 4 mil para acontecer. “Precisaríamos alugar um telão, material de som, contratar pessoas e comprar insumos”, disse Oderval.
Para entrar e assistir à sessão, as pessoas passavam por um rito de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) em que eram medidas as temperaturas, eram obrigadas a usar máscaras e podiam limpar as mãos com álcool em gel. Durante o evento, manobristas ajudavam os veículos a estacionarem. O local comportava até 25 carros e teve metade da ocupação.
“O Noite de Cinema surgiu em 2012 com o intuito de proporcionar um evento cultural no nosso Bairro Maria Helena. Primeiro com o intuito de promover o acesso ao audiovisual, democratizar esse acesso, e também proporcionar outras ações culturais”, diz Oderval. Ouça o depoimento abaixo.